O LEFE

Criado em 1998, o LEFE é um laboratório do Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade do Instituto de Psicologia da USP que desenvolve atividades de formação, pesquisa e extensão sob coordenação da Profa. Dra. Henriette T. P. Morato.


Derivou-se do Serviço de Aconselhamento Psicológico (SAP), fundado em 1969 por iniciativa dos professores Dr. Oswaldo de Barros Santos e Dra. Rachel Lea Rosenberg, como lugar de formação de alunos de graduação em psicologia, pesquisa em Aconselhamento Psicológico e atendimento gratuito à comunidade que necessita de atenção psicológica.

O LEFE visa ampliar esta abordagem sob perspectiva fenomenológica existencial através do oferecimento de disciplinas, cursos e estágios de Graduação e Pós-Graduação (lato sensu e stricto sensu), promoção de eventos científicos e publicações de trabalhos e pesquisas na área, além de prestar atendimento e/ou assessoria a instituições de saúde, educação e segurança pública.

Pretende, ainda, potencializar estudos e recursos que gerem contribuições e subsídios para atividades docentes, de pesquisa e de atendimento à comunidade (assessoria e/ou supervisão a instituições) viabilizada através de projetos de extensão com a participação de psicólogos e alunos (pós-graduação e graduação).

O LEFE oferece, atualmente, atenção psicológica à comunidade, usuários e funcionários de instituições públicas, no cotidiano do trabalho e/ou em situações de desamparo frente à violência urbana. O serviço oferecido à comunidade na clínica-escola é o Atendimento em Plantão Psicológico. Sobre intervenções na comunidade leia a seção de projetos de extensão.